Preenchimento

Preenchimento é a técnica com a qual o dermatologista constrói novos contornos faciais e corporais através da injeção de materiais externos que aumentam o volume dentro da pele. Preenchimento não é uma técnica de regeneração da pele, é uma técnica de embelezamento imediato, com durabilidade variável, para repor o volume perdido com o envelhecimento ou modelar faltas de volume específicas não relacionadas à idade mas que incomodam esteticamente o paciente.

Podemos pensar na pele como uma “macarronada ao molho”. Este “macarrão” cutâneo é formado por uma complexa rede de fibras de colágeno e elastina responsável pela firmeza e elasticidade dérmicas. Este “molho” é formado por uma composição de diversos minerais, água e aminoácidos, cujo principal componente é uma proteína chamada ácido hialurônico, responsável pelo turgor e viço da pele jovem.

O envelhecimento pode ser cronológico, causado pelo avançar da idade, e também extrínseco, causado pela ação de fatores externos (radiação ultravioleta) e hábitos (estresse e tabagismo). O envelhecimento causa a ruptura dessas fibras de colágeno e elastina e a diminuição da quantidade deste “molho”, com perda do turgor cutâneo de forma global na face e corpo, e mais intensamente em alguns pontos da pele, como ao redor dos lábios, abaixo dos olhos e na pele das mãos.

O preenchimento é indicado para repor de forma rápida e visível esta diminuição do volume e turgor da pele em algumas áreas, causado pelo envelhecimento, como rugas ao redor dos lábios, sulco nasogeniano (entre o nariz e a boca), olheiras e bigode chinês (laterais do queixo). Dermatologistas mais experientes também podem tratar perdas de volume mais sutis com o uso do preenchimento, como linhas de expressão ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”), na fronte e entre os olhos, ou melhorar o destaque malar (maçãs do rosto) e das sobrancelhas, erguendo o olhar. Também pode ser realizado o preenchimento das mãos e dos dedos, locais que revelam imediatamente o avançar da idade pela diminuição do turgor, e até modelações íntimas, como a reposição de volume da vulva após a menopausa.

O preenchimento também é indicado para modelar esteticamente os contornos faciais e corporais, mesmo que não sejam faltas de volume causadas por envelhecimento. Estão nesta indicação a correção de cicatrizes (de acne, de acidentes, secundárias a cirurgias plásticas ou cesariana), a modelagem nasal (desvio de septo, elevação da ponta do nariz), tratamento de depressões de celulite avançada e a correção de lóbulo da orelha. Também pode ser realizado preenchimento de áreas inestéticas em mulheres muito magras, nas quais a pouca quantidade de gordura corporal deixa evidente estruturas ósseas mais proeminentes, como o colo, os joelhos e o dorso dos pés. O preenchimento corporal também é uma alternativa àqueles que não desejam as próteses de silicone e contentam-se com aumentos mais discretos, sendo usado para o aumento das mamas e dos glúteos.

Podem ser usados para o preenchimento materiais naturais altamente purificados ou materiais sintéticos biocompatíveis. Os materiais naturais são o ácido hialurônico, o colágeno, a gordura e os compostos de ácido hialurônico com células-tronco do próprio paciente. Os materiais artificiais são o PEG, o ácido polilático, a hidroxiapatita de cálcio e os plásticos (PMMA).
O preenchimento mais usado no mundo hoje é o ácido hialurônico, por sua elevada segurança e resultados naturais. Alguns materiais sintéticos além de totalmente absorvíveis, possuem uma vantagem adicional que é induzir à formação de novas fibras colágenas, mas com a desvantagem de serem materiais estranhos à natureza biológica do organismo.

Para que os resultados sejam excelentes 3 pontos devem ser observados nos preenchimentos:
1- procedência e segurança dos materiais: na DOM utilizamos somente preenchedores europeus das melhores marcas (austríaco, belga, suíço, sueco, francês e alemão), reconhecidos pela ANVISA. Não realizamos preenchimentos plásticos e não-absorvíveis na DOM (bioplastia) por divergência conceitual com nosso elevado padrão de segurança;
2- indicação precisa da quantidade de preenchimento para a obtenção de resultados naturais: na DOM todos os preenchimentos são realizados após avaliação computadorizada 3D das rugas, sulcos, cicatrizes e marcas de expressão, para que seja realizada a modelagem completamente natural das áreas desejadas, de forma imperceptível a terceiros;
3- tratamento global de todas as características da pele, como colágeno e hidratação: o que parece ser uma perda de volume ao olho nú, no exame computadorizado não raro mostra ser uma perda do tônus dérmico e muscular e desidratação cutânea. Na DOM todos os preenchimentos são realizados após avaliação computadorizada da elasticidade e da hidratação da pele, sendo estas características corrigidas simultaneamente para atingir os resultado mais natural e mais duradouro com a menor quantidade de preenchimento possível.

Na DOM você poderá realizar preenchimentos das seguintes marcas:
- Rennova Fill e Rennova Lift
- Restylane, Perlane, Macrolane
- Emervel Lips, Emervel Touch e Emervel Classic
- Radiesse
- Remake
- Juvederm
- Varioderm Plus, Varioderm Subdermal e Varioderm Fine Lines
- Modelis Shape, Esthelis, Fortelis

Na DOM você poderá realizar o preenchimento das seguintes áreas:
* aumento de lábios
* sulcos nasogeniano e “bigode chinês”
* olheiras * tratamento de rugas labiais
* aumento das maçãs do rosto
* definição do contorno facial
* elevação das sobrancelhas
* rugas ao redor dos olhos e na testa
* cicatrizes de acne, acidentes e cirurgias
* aumento das mamas, glúteos e panturilhas
* rejuvenescimento das mãos, dedos, dorso dos pés e joelhos
* correção de depressões de celulite * melhora do desenho nasal
* correção de lóbulo de orelha
* rejuvenescimento íntimo feminino